Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo relativas à análise diplomática e tipológica dos documentos e assuntos relacionados às tabelas nutricionais de alguns alimentos.



domingo, 29 de setembro de 2013

Duplicity- 1° Parte

Na última sexta-feira, na aula de Diplomática e Tipologia Documental, assistimos ao filme, onde, traz o constante jogo de espionagens entre as corporações: Burkett Randle e Equikrom, duas multinacionais rivais em busca de uma fórmula revolucionária. Claire Stenwick(Julia Roberts) e  Ray Koval ( Clive Owen), Dois ex-agentes que trabalham para empresas rivais com o objetivo de encontrar a fórmula de um produto, que renderá uma fortuna a quem patenteá-lo antes.

                                
                             Clive Owen (sem Whey Protein)         Clive Owen (com Whey Protein)

Durante o filme foi percebido diversos casos em que a diplomática é aplicável, pois são constantes os documentos e informações falsas apresentadas para que o objetivo e interesses individuais fosse atingido. Se em meio a estes documentos apresentados no filme houvesse uma receita médica como a explicitada nas imagens abaixo, você saberia analisar qual é o documento “falso” e o “verdadeiro”? Explique segundo os conceitos estudados em sala de aula.



Um comentário:

  1. Objetivo de criação desse documento: o Wellington , vulgo "neguet" estava passando mal por isso foi ao Hospital ProntoNorte S/A sendo atendido pelo Dr. João Paulo Barbosa de Carvalho. Após a avaliação do médico foram receitados os medicamentos seguindo todos os procedimentos necessários.
    Na análise da receita foi constatadas as seguintes características intrínsecas como o carimbo e a assinatura do médico, seu registro no Conselho Regional de Medicina, dados do hospital,horário de atendimento, o documento foi emitido pelo próprio médico seguindo todas as caracterísiticas de autenticidade, no caso os valores legal, e diplomático.
    Porém históricamente segundo norma do Conselho Federal de Medicina as receitas não podem ser feitas á mãopois as letras dos médicos, geralmente, são ilegíveis. Em razão disso, as receitas devem ser digitadas.

    ResponderExcluir