Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo relativas à análise diplomática e tipológica dos documentos e assuntos relacionados às tabelas nutricionais de alguns alimentos.



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Autenticidade e Veracidade


A atividade tem como base uma postagem do Blog Mãe de 1/2012, em que cada grupo criou em seu próprio blog uma atividade referente a "Autenticidade e Veracidade". Segue o link do blog "Diplomática e Tipologia no Departamento de Extensão - DTDEX"

http://www.dtdex.blogspot.com.br/2012/04/autenticidade-e-veracidade.html


Nos dias atuais, os animais possuem uma importância cada vez maior na vida das pessoas passando inclusive a serem "personificados", possuindo inclusive vários tipos de documentos, entre eles a Carteira de Identidade para Animais. 
O documento foi desenvolvido para identificar o seu animal de estimação, facilitando em algumas tarefas do cotidiano, como levar ao veterinário, banho, tosa e outros, uma vez que, este documento forneceria de forma mais hábil, todas as informações necessárias para uma ficha de cadastro.

Dessa forma o Grupo Arquivo Proteico pergunta:

Segundo o documento citado no desafio, o mesmo pode ser considerado verídico e diplomaticamente autentico? justifique a sua resposta de acordo com as aulas e textos estudados.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grupo "Diplomáticas já" responde:
    Este desafio é muito interessante, pois inclusive, muitas pessoas que tem um cachorrinho, assim como eu, não sabem ainda da existência da carteira de identidade animal, fator que facilitaria bastante na questão de, por exemplo, fazer o cadastro em uma clínica veterinária para consultas e vacinas do animal.
    E, esta carteira de identidade, a qual serve apenas para cães e gatos, pode ser considerada verídica, pois a questão da veracidade está ligada apenas ao valor da informação, onde as informações contidas na carteira de identidade relacionadas ao animal são verdadeiras. E em relação a autenticidade, segundo Bellotto (2002), a Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo Direito. Portanto este não é um documento diplomaticamente autentico, pois não tem valor legal algum.

    ResponderExcluir
  3. A resposta está de acordo com o grupo Arquivo Proteico, complementando...

    Segundo Duranti, El concepto de falsedad se refiere a La presencia de elementos que no corresponden a La realidade (1996). O documento pode ser verdadeiro em alguns aspectos, como o nome do animal, data de nascimento, nome da mãe (dona). Não pode ser considerado autentico segundo Duranti, pois “El concepto de inautenticidad se refere a La ausência de lós requisitos que otorgan autenticidade. Não existe assinatura, e o órgão de segurança pública não emite esse tipo de documento para animais. Se tratarmos o documento como sendo uma identidade de brincadeira, podemos dizer que é verdadeira, e historicamente genuína como encontramos no texto de Duranti, pois serviu ao propósito para o qual foi designado independente de ser verdadeiro ou autentico.

    ResponderExcluir